sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Agricultura no Project Zomboid

Colheita Maldita

Muitos sobreviventes nem se quer já chegaram a essa parte, os alimentos estão se acabando, e agora?
Talvez você não saiba mas existe um sistema de agricultura no mundo de Zomboid, sim! Aquelas sementes que você achou realmente servem para algo, mas você vai precisar das ferramentas certas, e uma base fixa de preferencia.

Chega uma hora em que todos os alimentos do mapa irão se acabar, e a essa altura você já deveria ter uma plantação, o primeiro passo para isso é você ter lido alguns livros sobre o tema, e então ter uma habilidade nível 5 ou mais agricultura.

- Materiais

EspatulaZomboidEspatula
 
Sementes-Zomboid

Sementes


ÁguaAlgo que contenha água


Itens adicionais que ajudarão você a manter o seu cultivo por longos períodos:
Barris de chuva (nível 4 de carpintaria necessário)
Paredes
Regador
Sacos de areia vazios
Latas de spray vazio (dois (2) no mínimo)
Cigarros
Embalagens de leite
Fertilizante

- Preparando seu jardim
Escolha uma boa localização para o seu plantio:
Zombies pode atropelar as suas plantas. Isto irá danificar ou mata-las.
Você deve plantar em um lugar onde os zumbis não podem chegar e que permita a luz solar.

- Preparando as terras:
Certifique-se a espátula está no inventário principal.
clique com botão direito do mouse em uma terra, e, em seguida, selecione "Cavar".
Um pedaço de terra com três montes deve aparecer.


Plantação Zomboid






- Sementes
Coloque um pacote da semente em seu inventário principal.
Clique direito sobre o pacote de sementes e selecione a opção de abrir o pacote.
Certifique-se de suas sementes soltas estão em seu inventário principal.

Sementes Project ZomboidContém 50 sementes individuais.

- Plantando sementes
Verifique se você tem algum tipo de água em seu inventário para molhar suas sementes com. Você geralmente precisa de mais de 50 unidades de água por terra.
Clique com o botão direito em um azulejo que você cultiva (o azulejo com três montinhos).
Clique na opção para semear a semente.
Clique com botão direito sobre as sementes recém-plantadas e selecione "Info". Deixe esta janela aberta para para que você possa ver o quão bem hidratada suas colheitas estão.
Regue a planta com o botão direito e escolha "Água -> <número>". Regue com pelo menos 50 unidades de água.
Continue regando em incrementos de 5-10 unidades até a caixa de Informação dizer: "bem hidratada."
Exemplo (Batata):
Batata Zomboid





- Lavouras
Lembre-se de manter suas plantas no estado "bem hidratada". Você terá que verificá-las pelo menos uma vez por dia, a menos que esteja chovendo. Um regador vai acelerar este processo de forma significativa. 
Uma dica é colocar seus barris coletores de chuva, perto da plantação, assim você pode recarregar água muito mais rápido. 


Fertilizar suas colheitas irá ajudá-las a crescer mais rapidamente. Se você usar o fertilizante NPK, ele irá remover 20 horas fora do atual ciclo de crescimento da planta. Se houver menos de 20 horas restantes no o ciclo de crescimento, avança imediatamente para o próximo nível e as horas extras serão perdidas. Geralmente, o fertilizante deve apenas ser utilizado em caso de emergência para acelerar o crescimento da planta quando a comida está ficando escassa. Usando muito adubo em uma planta irá matá-la ( 4 ou 5 utilizações) .

Posts Relacionados

14 comentários:

  1. Valeu pelo guia e video, amigo!! Estou em busca de ajuda, sobre carpintaria, e parece que o seu site é o único em português sobre o zomboid!! :/ Seguinte: estou há mais de 1 mês vivo, só achei o machado faz pouco tempo (talvez por ter colocado o trait unlucky hehe) e estou precisando subir o nível de carpintaria o mais rápido possível! Estou serrando logs lá de uma madereira gigante mas após horas só estou quase na metade do nível 2. Então vendo que cada nível precisa do dobro de xp, já vi que só serrando logs ou fazendo log walls vai ser complicadaço!! Desde já agradeço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou, ler os livros de carpintaria? Bom depois que você já tiver um nível 2-4, já pode ir fabricar uns móveis úteis que lhe rendem experiência em carpintaria também. Já achou aquela lojinha cheia de coisas boas? Se encontra aqui: http://pzmap.crash-override.net/#0.6591834797564425,0.16950132091454073,256

      Excluir
    2. Opaaa!! Só vim conferir a resposta hoje e que bela surpresa!! :D
      Então, eu esqueci de dizer que procurei os livros e nada, mas naquele mesmo dia decidi fazer uma última tentativa e escolhi a comunidade "murada"/sitiada" afinal, pelas casas com estilo mais "pobre" ou alternativo, deveria ter algum marceneiro lá não?! E dito e feito! Na casa mais a noroeste achei não só carpentry beginer como o intermedates! E sem falar em outro machado novinho! :D :D Então, vendo que faltava pouco pra passar de nível, só li 2 décimos do livro p iniciantes, afinal com o trait "Leitor devagar" fica realmente inviável ler grande parte de livros, e voltei lá nas grandes warehouses e madereiras até passar para o nível 3, então voltei, li por meia hora o livro intermediário pequei bastante comida e continuei o longo processo de serrar logs. Até que pensando que assim q virasse o nível eu estaria no nv4 podendo fazer reservatório de água, resolvi voltar e já ir cortando árvores e fazendo planks pra ir fazendo minhas linhas d muros... Doce ilusão, faltava ainda 700 d xp pra aí sim, poder colocar o ponto e ir pra nível 4, então foi muita árvore derrubada exatamente aqui =>> http://pzmap.crash-override.net/?#0.42915736374996494,0.20022580698230297,749.3855244259141

      Excluir
    3. Então, fui fazer um back up, mas eu nem sei ainda como se faz, e por sorte o jogo já tinha feito há poucos minutos atrás. Então, a coisa toda levou 2 dias (reais, não de jogo! Rs). Mas antes de ir dormir, após já ter feito 5 reservatórios de água e até já tinha uma pequena horta, fui fazer um ensopado de carne, enquanto cozinhava fui despejar tudo que tinha pego numa pilhagem nos diferentes lugares e quando vi um fogo partia do microondas pra área da "cozinha" da minha base na warehouse logo a direita do ponto de onde peguei madeira.. Resultado, não consegui apagar.. Eu nem sabia que havia incêndios hahehe!! Não consegui e tive de usar o back up e ficar mais horas pra chegar ao mesmo ponto! O lado bom foi que ao invés de conseguir os 5 reservatórios na data do jogo de 15/11 eu resolvi ficar sem dormir e consegui fazer até mais, umas 8 hortas entre batatas e cenouras e já no dia 12/11. (coloquei o jogo pra iniciar dia 1/9.

      Enfim, a verdade é que peguei as configurações do beginer, e ainda diminui o número d spawn d zumbis para 0,20 e aumentei o tempo pra faltar água e luz, porque eu queria mais treinar mesmo, e agora já estou achando meio "fácil", ou ao menos não tão animador heheeh!! Estou pensando em fazer a longa viagem até o rio para pescar, sei lá! Só sei que as dúvidas agora são de agricultura, afinal quando colhe não retorna as sementes então já vi que estou fu..!! E todas as tentativas de plantar cabbage, acho q o tempo é tão rápido que ela acaba apodrecendo! Ainda bem que já tenho os remédios com leite e bastante cigarros caso aconteça doenças!

      Outra dúvida e meu objetivo máximo agora, é conseguir um gerador elétrico, mas tá osso de achar um! Não sei se foi nesse singleplayer q achei um logo de cara que deixei no local pelo imenso peso!! Eu já fiz pequenos muros em torno das 2 portas que uso, e todo o resto está com barricadas no máximo. Agora penso em fazer uma linha de muros com saídas em torno de toda a warehouse para caso aconteça uma improvável mega horda de zumbis!! :D :D

      Excluir
    4. Tava achando que você era um sobrevivente HARDCORE hahaha.
      É bom jogar no mais fácil para chegar a um tempo mais longo, e entender bem o que da pra fazer nesse jogo imenso. Mas se ta ficando fácil, e bom ir para a experiência survival. Vou fazer mais uns posts assim tutoriais.

      Excluir
    5. E eu já achando o jogo fácil... Adivinha o que aconteceu?! E de novo!! FIRE!! OUT OF CONTROL!! E desta vez de certeza que não deixei microondas ligado!! Sai pra ver se achava o tal gerador elétrico, passei tipo 1 dia ou pouco mais e quando volto o que vejo?! Toda a cozinha, parte de cima e pasme: DE FORA do armazém em chamas! Perdi toda a comida acumulada, enfim.. Lá vai eu ter de usar o antigo back up, fala sério! Já reportei no fórum oficial do jogo, vamos ver se é algum bug ou é meu trait de "azarado"!! Imagina que eu terei que ganhar todo a experiência em carpentry d novo, fazer a horta, os reservatórios d água, e olha que eu já estava com 2 em lightfooted, blade mantainence e blunt maintenence, além d acuracidade e coocking tava em quase 4, vix mariaa!! :( :(

      Excluir
    6. Ahh.. Tirei screenshots do grande incêndio, postei lá no fórum do jogo, aqui ==> http://theindiestone.com/forums/index.php?app=tracker&showissue=2540
      Estou pensando em começar outro sandbox do zero, porém agora mais hardcore!! Dizem que é legal colocar 0,30 em aparecimento de zumbis no inico, e entre 1.0 a 2.0 como multiplicador na época de pico!! Será que dou conta?! :O :O

      Excluir
  2. Se tiver um estoque bom de prego é só ficar colocando e tirando as barricadas da janela e se tiver com o bonus do livro rapidão vc up.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica!! O estoque de pregos eu ainda não considero muito bom não, ao menos para os "castelos" de muros que pretendo fazer! Eu sempre, sempre pego tudo que é pregos desde o iniciozinho do jogo, pois sei que é algo muito necessário!! Mas, da última vez que olhei, além dos 15 que sempre levo no inventório, estava com cerca de 125 no caixote de "trabalhos gerais" e mais uns 40 avulsos e 1 caixa fechada no armário de "camping, caça, pesca e reservas". De qualquer jeito, eu testei fabricar praticamente tudo, de olho no número de xp antes e depois de fazer, e tirando algumas reformas e modificações (como transformar o bastão de baseball em bastão com pregos) que praticamente não davam xp, pelo que entendi o jogo dá apenas 0,75 de xp por cada tábua que o item feito gasta! (sem contar com o multiplicador que eu estava no final de 1,5 é claro!) E como a maioria dos itens ou construções que se faz, demora o mesmo ou muito mais tempo que cerrar 1 mísera log, e a log são 3 planks o que gera 2,25 xp, optei por ficar cerrando infinitas logs a maioria lá na grande madereira logo a noroeste da minha 3a e quem sabe definitiva base!! VEM CÁ, SE VOCÊS AINDA JOGAM O JOGO, PORQUE NÃO FAZEMOS UM SERVER SÓ PRA NÓS?!? Já vi pelos videos no youtube que mesmo só com 2 jogadores, várias tarefas que pra mim são mais que difíceis seriam 1000 vezes mais fácil po!!! O que diz Jhonny boy e Unknown?!? Podemos usar um programa de voz e sobreviver quem sabe um ano oras!!! :D :D

      Excluir
    2. Cara não posso montar um servidor no momento, mas acho que teremos um para divulgar aqui. Eu jogo na parte da tarde também, mas logo começa a faculdade e as jogatinas ficam para os fim de semana, mas pessoal pra jogar não falta mesmo, só conferir na page.

      Excluir
    3. Então, vou começar universidade daqui um tempinho e também não poderei jogar direto, por enquanto ando jogando de tarde tb!! Estou pesquisando como fazer o server, mas tá parecendo bem complicado! Se você montar o server eu posso ir jogando e agilizando as coisas, assim no fim de semana quando você entrasse já poderia rolar alguma aventura de limpeza de prédios hahehe!!

      Excluir
  3. COMO EU POSSO ENTERRAR CORPOS DE ZUMBIS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pegue uma pá clique com o botão direito no solo, que vai aparecer a opção!

      Excluir